domingo, 22 de fevereiro de 2009

A IMPORTANCIA DAS HISTORIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A expressão oral, como forma de comunicação, acontece em todas as atividades que favoreçam a manifestação de idéias, as expressões de fantasias, instiguem a curiosidade e a imaginação das crianças. As atividades de expressão oral liberam a criança, levando-a a imprimir sua individualidade criativa na relação com as pessoas, objetos e pessoas com as quais convive. Sendo assim, as histórias são um instrumento rico no desenvolvimento da linguagem oral e da criatividade da criança. Contudo, elas devem sempre:
- ser próximas da realidade infantil,
- adequadas, com seqüência que mantenha o interesse;
- falar sobre a vida, animais e plantas,
- estimular o desejo do conhecimento;
- tratar, de modo natural, as situações afetivas, emocionais que venham surgir, tendo o cuidado para que não gerem conflitos ou ansiedades;
- conter aventuras, suspense, descobertas e soluções coerentes, em realidades possíveis ou próximas da criança;
- evitar a utilização de seres fantásticos.
Entretanto, as histórias podem ser narradas, iniciada pelo adulto e terminada pela criança; dramatizada; musicada, com fantoches; com gravuras; desenhada; misturar recursos coerentemente. Devemos proporcionar à criança o contato com diferentes estilos literários, diversificando autores. Assim, é possível, por exemplo, ler três livros dos Três Porquinhos, cada um com um final diferente.
Uma atividade interessante para estimular as crianças na linguagem oral e na criatividade é pedir à elas que façam um desenho e depois contem uma história sobre ele.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia professora.
Você deve ser uma pessoa muito inteligente.
Parabéns pelo seu blog.
É difícil encontrar profissionais assim tão dedicados.

Marielli - Juiz de Fora

Anônimo disse...

Adorei seu blog!
Parabéns!
Você é muito dedicada.

Ana Luísa - Jaborandi/SP

Anônimo disse...

Ana... Além de uma excelente amiga vc é uma profissional brilhante. Professora dedicada, criativa, incentivadora e inspiradora. Adoro muito você minha amiga, sucesso sempre!!! Que sua vida seja repleta de alegrias, vc merece muito!!! :)

Danubia

ExTreme - MoDz And Hackers disse...

Obrigada amiga.