segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FOLCLORE

LENDA: IARA




















terça-feira, 20 de agosto de 2013

domingo, 18 de agosto de 2013

COMO MONTAR UM PLANO DE AULA

Plano de Aula: Passo a passo

1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de
acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada,
 pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada
 atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo
 principal do seu temo escolhido;
4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;
5º Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já
 diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o interesse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema escolhido, 
propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos 
escolhidos, etc;
7º Passo: Recursos
São matérias que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd,
 quadro negro, materiais recicláveis, etc;
8º Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem
 durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual
 e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.

Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir 
a exigência de cada instituição de ensino, se a sua ideia não deu certo, vale a pena
 improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança.
 Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

FOLCLORE

LENDA DO SACI